Maravilhas do Mundo antigo: I a VII

AS 7 MARAVILHAS DA ANTIGUIDADE


Localização: A cidade de Rodes situa-se na ilha de mesmo nome, a 20 km da Turquia.
Material empregado: 12,9 toneladas de bronze 
 7,7 toneladas de ferro.
Recorde: Foi a maravilha de vida mais curta. 










1ª  COLOSSO DE RODES


A colossal imagem de bronze reluzia em tons dourados ao refletir os raios solares. A estátua de 33 metros era uma obra à altura da dignidade do personagem retratado, ninguém menos do que Hélio, deus do sol, protetor da cidade de Rodes.
Foram apenas 54 anos de vida-um piscar de olhos na história da humanidade.Ainda assim, o Colosso de Rodes deixou uma impressão tão profunda naqueles que o contemplaram que ele foi considerado uma das 7 maravilhas da antiguidade. Sua construção foi um ato de agradecimento dos habitantes da c idade, poupada de um ataque do rei sírio Demétrius Poliocretes, em 304 a.c. Encomendada para o escultor Chares de Lindos, o Colosso-palavra que até então significava “estátua”- virou sinônimo de obra grandiosa, monumnetal.




Habilidade e organização


A estátua demorou 12 anos para ser erguida-em média 2,75 metros por ano- e exigiu muita organização e habilidade de seus construtores. Sobre uma base de mármore, foi colocada uma armação de ferro para dar sustentação à cobertura de bronze. Nas partes arredondadas, como nos dedos dos pés, o bronze era moldado nas formas de argila. Tronco, pernas e braços eram confeccionados a partir de chapas grandes e finas, fixada na armação e unidas entre si por meio de um sistema de encaixe. Em seguida, as emendas eram soldadas. Para conseguir o efeito luminoso, a escultura foi inteiramente polida. Em 223 a.c., um terremoto quebrou o Colosso na altura do joelho. Durante vários séculos, as ruínas atraíram visitantes, até que, em 654, um comerciante judeu da Síria comprou o bronze dos árabes que tinham se instalado na ilha o transportou em 900 camelos.


Uma coroa para o sol
Pontas imitando chamas adornavam a cabeça do colosso. Era a representação comum de Hélio, que aparecia até em moedas.


Rei Demetrius
O sobrenome Poliocretis significa “O sitiador”. Ele recebeu esse apelido após o longo e frustrado cerco de Rodes em 304a.C.

Liga Metálica
O bronze usado na estátua é o resultado da mistura de dois metais: Estanho e Cobre. É muito resistente e fácil de moldar.




AS 7 MARAVILHAS DA ANTIGUIDADE






Localização: Olímpia situa-se ao sul da Grécia
Execução da escultura: 8 anos 
Construção do templo: Entre 466 a.C e 456 a.C











2ª ESTÁTUA DE ZEUS EM OLÍMPIA

          Para sobreviver, Zeus teve de lutar contra seu pai, o Templo, chamdado de Cronos pelos gregos. Vitorioso, ele se tornou o todo poderoso deus grego. Seu templo em Olímpia era o reflexo do esplendor da nova dinastia de deuses criada por ele.
          Sentada em um trono de cedro, decorado com ouro, marfim, ébano e pedras preciosas, a estátua de Zeus parecia viva. Seus olhos de vidro eram capazes de hipinotizar quem os fitasse.
          O responsável pela maravilha foi Fídias,o genial escultor da Grécia antiga. Bastava comtemplar a obra de 13m de altura para ter certeza de que, em 443 a.C, ninguém além de Fidias seria tão perfeccionista a ponto de erguer uma oficina com as mesmas dimensões do templo,para testar a montagem da estátua antes de transferi-la para sua moradia definitiva. Ao final,gravou nas sandálias do deus a inscrição:'' O ateniense Fidias, filho de Cármides, me fez''.


Á prova de fogo
          O acontecimento máximo de Olímpia eram os jogos Olímpicos. Os atletas campeões eram coroados,tal qual Zeus, com ramo de uma oliveira sagrada cortada com uma foice dourada. Em troca, Olímpia recebia os tesouros das cidades vencedoras. Estes eram guardados em construções que parecem templos em escala reduzida.
          No século IV, o ouro foi retirado da estátua de Zeus e a obra foi levada para Constantinopla, onde o incêndio a destruiu em 475. mas nem o fogo acabou com a glória de Olímpia e do próprio Zeus. Cada vez que atletas do mundo inteiro se reunem para disputar os jogos Olímpicos, reiniciado na Grécia em 1896, eles referenciam a memória do soberano do Olimpo.

Monte Olimpo

Segundo a mitologia grega, era a moradia dos deuses. la eles comiam ambrosia e bebiam néctar, fontes da imortalidade divina



Jogos Olímpicos
A partir de 776 a.C, começaram a ocorrer competições que duravam cinco dias e se repetiam a cada quatro anos em homenagem a Zeus.




Fídias 
O escultor ficou famoso pela escultura de Atenas no Paternon. foi acusado de roubar ouro destinado á obra e exilou-se em Olímpia.



AS 7 MARAVILHAS DA ANTIGUIDADE

Localização: Alexandria situa-se ao norte do Egito, às margens do Mar Mediterrâneo.
Altura do farol: Aproximadamente 135 metros.
Material empregado:Granito-alguns blocos pesado até 75 toneladas- revestido de mármore.
3ª Farol de Alexandria

Com seu brilho intenso que podia ser visto a 50km, o Farol de Alexandria foi durante séculos a mais alta construção habitável do planeta. Uma obra digna daqueles que o ergueram, o não menos brilhante povo do império de Alexandre, o Grande.
Capital da sofisticação, a Alexandria do século IV esbanjava obras esplêndidas, à altura de seu fundador, o imperador Alexandre, o Grande. O Farol de Alexandria causou tamanha impressão que o nome da ilha onde ele estava instalado, Farol, passou a designar as construções que iluminam o caminho das embarcações no mar. Erguido durante o governo do sucessor de Alexandre, Ptolomeu II, em 280 a.C., foi o maior farol de todos os tempos.

Cidade sobre o mar
O farol era uma verdadeira cidade, habitada pelos trabalhadores que o mantinham aceso e pelos soldados queo protegiam. Os suprimentos de água e comida chegavam por uma passarela que ligava a ilha ao continente. A água potável ficava armazenada num reservatório subterrâneo.Na parte inferior da construção, uma estrebaria abrigava os animais que carregavam a madeira necessária para alimentar a chama do farol. Rampas conduziam até a câmara da fogueira que não tinha paredes externas, permitindo a circulação de ar para manter tochas acesas.

Coroando a obra, uma estátua de Zeus, o todo-poderoso deus grego. No século XIV, um violento terremoto derrubou o farol depois de mais de 1500 anos de vida útil. Nos anos de 1990, a equipe do arqueólogo francês Jean Yves Empereur encontrou rochas no fundo do mar que podem ter pertencido à construção. É a ciência moderna trazendo à tona um passado glorioso.

Alexandre, o Grande
Ele foi de fato um "vencedor de heróis", conforme o significado de seu nome. Em 11 anos, construiu um império de 9 milhões de km².










Helenismo
Resultado do encontro entre a cultura grega e o Oriente. Alexandre, o Grande, foi seu maior difusor e Alexandria, seu melhor exemplo.







Biblioteca de Alexandria
Possuía 700 mil rolos de pergaminhos- os livros da época. Era o maior acervo do mundo. Depois de incendiada construíram a biblioteca de Alexandria atual. (foto abaixo)








Biblioteca  atual de Alexandria










As 7 maravilhas da antiguidade:

Localização: As ruínas da cidade da Babilônia, centro do império de mesmo nome, situam-se no atual Iraque.
Material empregado: Tijolos de barro, junco e betume.
Altura provável: 25 metros








4ª Jardins Suspensos da Babilônia

Houve um tempo e um lugar que a paixão do rei por sua esposa transformou a monótona planície em um paraíso ajardinado. O mais antigo monumento ao amor chama-se Jardins Suspensos da Babilônia e é um verdadeiro poema feito de árvores e tijolos.
Embora cantado pelos poetas, o amor parece não seduzir os arquitetos que sempre se esmeram em erguer templos e castelos.
Os Jardins Suspensos da Bbilônia são uma das poucas obras na história da humanidade que não foi concebida para louvar os poderosos do céu e da terra, mas para fazer feliz a pessoa amada. O responsável por sua construção foi rei Nabucodonosor II, que no século V a.C., o idealizou como um presente para a rainha Amytis. Diz a lenda que a soberana, nascida e criada entre as montanhas do Irã, entristecia-se diante da paisagem mesopotâmica-plana e despida de vegetação.
A solução encontrada pelo rei foi a criação de um jardim em vários níveis, para que sua bem-amada matasse as saudades da terra natal.



Sombra e água fresca

Não há vestígios dos Jardins Suspensos, mas, acredita-se que eles tivessem cinco andares. Os terraços de 7 metros onde foram semeados parreiras, carvalhos e cedros eram irrigados graças a uma rede de canais e fontes do interior da obra. As árvores eram plantadas bem próximas umas às outras, criando uma sombra que protegia os soberanos do sol escaldante.

Calcula-se que centenas de trabalhadores plantavam, podavam e irrigavam o majestoso jardim. Após o fim do Império Babilônico, em 539 a.C., invadido pelos persas, tudo o que restou foram as lendas de sua construção e do amor que a inspirou.


Nabucodonosor II
Governou a Babilônia entre 604 a.C e 561 a.C. Construiu grandes obras públicas e conquistou a Fenícia, Síria e a Palestina.











Às margens do Eufrates
Este rio banhava a Babilônia. A região entre os rios Tigres e Eufrates, formava a Mesopotâmia, berço do Império Babilônico.











Árvores frutíferas


Oliveiras, como a figura ao lado mostra, tamareiras, pereiras, figueiras eram algumas das árvores típicas da região que embelezavam o jardim.









AS 7 MARAVILHAS DA ANTIGUIDADE


LocalizaçãoBodrum, antiga Halicarnasso, situa-se na costa sudoeste da Turquia.
Área do Mausoléu: 1.216 m².
Dimensões: 38 metros de comprimento x 32 metros de largura x 45 metros de altura.









5ª Mausoléu em Halicarnasso
          Os governantes da antiguidade ergueram obras monumentais, para não serem esquecidos após sua morte. Mausolo, da província da Cária, parte do Império Persa, foi um desses homens que perpetuou seu nome em um edifício de proporções gigantescas.
          Se a importância de um governante fosse medida pela construção de grandes edifícios, com certeza Mausolo seria um dos maiores dirigentes de todos os tempos. Seu nome está diretamente relacionado às 7 Maravilhas da Antiguidade e também ao termo “mausoléu” -que significa tumba. Cinco dos mais renomados artistas gregos trabalharam na obra iniciada antes da morte do governante em 353 a.C.,em Halicarnasso. Enquanto 4 esculpiram as obras dispostas em 5 fileiras ao redor das construções, o quinto se dedicou à figura de bronze que coroava o mausoléu: o próprio Mausolo, puxando uma carruagem com quatro cavalos. Dois frisos mostrando cenas de batalhas e 36 colunas completavam a exuberante decoração.


Memória de pedra
          Mausolo morreu antes de ver sua obra terminada.Artemísia, sua esposa, levou a tarefa até o fim, imprimindo mais esplendor à bela cidade de Halicarnasso, fundada por seu marido. O mausoléu resistiu ao fim do Império Persa, mas não ao ataque dos Hospitalários, cavaleiros que lutaram nas Cruzadas e mantinham um hospital em Jerusalém para abrigar peregrinos. No século XVI, eles demoliram o monumento e utilizaram o mármore em um castelo. Em 1857, foram encontradas algumas ruínas, resgatando o passado glorioso da cidade de Halicarnasso e uma história quase lendária.

                                                                           

    Artemísia: Outra versão para a construção do mausoléu conta que Artemísia, esposa de Mausolo, teria idealizado a obra, após ter ficado viúva.











                                                                          
 Provas do Passado: Estas são algumas das poucas colunas que restaram após a destruição do mausoléu. Foram construídas segundo o estilo jônico.








                                                                          

 Império Persa: O atual Irã foi o berço do Império Persa em 550 a.C. Abrangeu Mesopotâmia, Fenícia, Síria, Palestina e Egito. Sobreviveu até 330 a.C.









AS 7 MARAVILHAS DA ANTIGUIDADE

Localização: Gizé, Egito, situa-se a cerca de 10km da capital, Cairo.
Material empregado: 2,3 milhões de  toneladas de pedras.
Dimensões da esfinge: 73 metros de comprimento X 20 metros de altura.









6ª Pirâmides de GIZÉ


          Durante mais de 4000 anos, a Grande Pirâmide de Gizé, de 146 metros de altura, foi a construção mais alta do mundo. Erguida há mais de 4500 ano, ela é a única maravilha da antiguidade que resiste até hoje. Não é sem razão que os egípcios, afirmam, orgulhosos: “Todos temem o tempo, mas o tempo teme as pirâmides”.
          Foram dez anos só para construir a estrada usada para transportar as pedras que deram forma à Grande Pirâmide – monumental túmulo do faraó Quéops. Erguida por 100 mil homens ao longo de 20 verões, a obra impressiona pela precisão: cada lado está alinhado com um dos pontos cardeais e, entre os 230 metros de uma pont à outra, o desnível não chega a 2 centímetros. O granito rosa que revestia a pirâmide mantêm-se apenas na Câmara Rea, onde o sarcófago do faraó descansa a 42 metros de altura.
          Anos mais tarde, os faraós Quéfren e Miquerinos ordenaram a construção de pirâmides que levam os seus nomes. No governo de Quéfren foi erguida a misteriosa esfinge, com corpo de leão e cabeça humana, que guarda a sua pirâmide.


Morada eterna
          Os antigos egípcios acreditavam na vida após a morte. Por isso, construíram túmulos onde os soberanos eram enterrados com os seus pertences para que pudessem desfrutar de uma boa existência além túmulo.
          A Câmara Real da pirâmide de Quéops, por exemplo, estava alinhada com a constelação de Orion para que a alma do faraó viajasse entre as estrelas. A forma piramidal sugeria uma escadaria para o Sol, símbolo do renascimento em sua jornada diária de leste a oeste.
          O sol era adorado com o nome de Rá e os faraós, considerados seus filhos. Diante dessas obras milenares, é impossível conter a emoção de “respirar a própria história”, como disse o arqueólogo egípcio Kamal el Mallakh, ao entrar na Grande Pirâmide.


Grandiosidade
Nenhuma pedra da pirâmide de Quéops mede menos de 9 metros. Cada bloco pesava em média 2,5 toneladas.






Passagens internas
Para chegar à Câmara Real de Quéops, era preciso percorrer um corredor de 46,6 metros denominado Grande Galeria.






Barca do Sol
Foi encontrada em 1954. Provavelmente é a mesma que transportou o corpo do faraó Quéops até Gizé para ser enterrado.











AS 7 MARAVILHAS DA ANTIGUIDADE


Localização: Éfeso situa-se na costa da Turquia.
Dimensões do Templo: 131 metros de comprimento e 78,5 metros de largura.
Estátua de Ártemis: 15 metros. 







7ª Templo de Ártemis em Éfeso

          Depois de 200 anos, o Templo de Ártemis na cidade de Éfeso finalmente ficou pronto e encheu os olhos de quem o contemplou. O magnífico edifício atraiu milhares de peregrinos desejosos de louvar a deusa grega da Lua e dos animais selvagens.
          Cercado por 127 colunas de mármore decoradas com cenas mitológicas, o Templo de Ártemis era um fascinante exemplar de arquitetura difundida pelos gregos no auge de sua civilização. A mãe terra, cultuada pelo povo de Éfeso com o nome de Cibele, foi fundida com a imagem de Ártemis. Nascia uma divindade mista conhecida como Ártemis Efésia, senhora da fertilidade e da vida selvagem, adorada em um templo erguido por volta de 550 a.C. Incendiada por um louco em 356 a.C., a obra foi reconstruída.
          A magnitude da segunda versão, quatro vezes maior do que o Partenon em Atenas, a transformou em uma das Sete Maravilhas da Antiguidade.



Prosperidade e devoção


           Abençoada com a fertilidade de Ártemis, Éfeso floresceu, reunindo cerca de 200 mil habitantes. Próspera graças ao movimento de seu porto a meio caminho entre Grécia e Oriente Médio, a cidade recebia milhares de peregrinos que se emocionavam diante da estátua da deusa, feita de ouro e marfim. Destruído em 263 pelos godos originários do norte da Europa, o templo foi reconstruído, mas sem o mesmo esplendor. No século VI, as colunas foram elevadas para Constantinopla e usadas na construção de catedrais. Em 1869, o arqueólogo britânico John Turtle Wood descobriu as fundações do templo. Ao fazê-lo, ele desenterrava um dos mais brilhantes períodos da humanidade.


Ártemis
Era representada com muitos seios, uma referência à fertilidade da natureza. Apesar de virgem, ela ajuda as mulheres na hora do parto.











Estilo jônico
A principal característica das colunas jônicas era o seu capitel. O topo da coluna era decorado com uma espiral de cada lado.







Amazonas
Mulheres guerreiras que lutavam montadas a cavalo e estão representadas no friso do templo. A vida selvagem as associa a Àrtemis.

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