PHISHING SCAM
Segurança
na net
O
que é PHISHING SCAM e como evitá-lo?
Introdução
Mensagens
que se caracterizam como Phishing
Scam estão
entre os principais perigos existentes na internet. É importante
saber a respeito do assunto porque as consequências deste tipo de
fraude podem resultar em grandes transtornos ou até mesmo em
prejuízo financeiro. É por isso que este texto foi escrito: nele,
você entenderá o que é Phishing Scam, saberá como este tipo de
mensagem funciona e verá dicas sobre como se prevenir.
O que é Phishing Scam?
O
termo "phishing"
faz alusão à palavra inglesa "fishing",
que significa "pescaria", em tradução livre. A associação
com esta atividade não é mero acaso: o Phishing Scam é uma
tentativa de fraude pela internet que utiliza "iscas", isto
é, artifícios para atrair a atenção de uma pessoa e fazê-la
realizar alguma ação.
Caso
o indivíduo "morda a isca", poderá acabar informando
dados bancários ou outras informações confidenciais a
desconhecidos, percebendo apenas tardiamente que foi vítima de uma
fraude on-line. Da mesma forma, poderá contaminar seu computador com
um vírus*
ou outro malware**.
O
Phishing Scam - ou somente Phishing - geralmente chega às pessoas
via e-mail. Embora também possa explorar outros serviços, como
sites de redes sociais, o correio eletrônico é o meio preferido por
se tratar da forma de comunicação mais popular e difundida da
internet. Além disso, é relativamente fácil criar um e-mail
fraudulento.
Normalmente,
mensagens do tipo são criadas para parecerem ter sido emitidas por
instituições sérias, como bancos, operadoras de telefonia ou
órgãos do governo, embora também possam se passar por pessoas.
Esta é uma das principais características do Phishing Scam. Outra
são os argumentos utilizados para convencer o usuário a clicar em
um link malicioso ou em um arquivo anexo suspeito.
Principais riscos do Phishing Scam
Caso
uma pessoa receba uma mensagem que se caracteriza como Phishing Scam
e não perceba que está diante de um conteúdo fraudulento, poderá
realizar uma ação que resultará em prejuízo financeiro ou em
outros transtornos consideráveis.
Um
e-mail do tipo que se passa por um aviso de um banco, por exemplo,
pode orientar o usuário a clicar em um link para atualizar um
cadastro. Ao fazê-lo, a pessoa poderá cair em um site falso, mas
bastante parecido ao da instituição bancária, e fornecer dados
sigilosos, como número de conta corrente e senha de acesso. Ora, a
pessoa não percebeu que estava diante um site falso e, portanto,
forneceu seus dados na expectativa de acessar a sua conta.
Em
um esquema mais sofisticado, a mensagem pode conter um anexo ou um
link que direciona para uma malware. Se o usuário executá-lo, a
praga se instalará em seu computador ou dispositivo móvel e poderá
realizar uma série de ações, como registrar dados digitados,
capturar arquivos do usuário ou monitorar suas atividades na Web.
Há,
é claro, outros riscos: o computador do usuário, se contaminado por
um malware, pode emitir SPAMs; contas em serviços on-line podem ser
invadidas graças à captura de senhas e nomes de usuários; a pessoa
pode fazer compras em um site fraudulento e, por este motivo, não
receber o produto; e assim por diante.
O Phishing Scam se passa por uma mensagem emitida por instituições conhecidas
Os
responsáveis por esta prática criam mensagens falsas que incorporam
cores, logotipos, slogans e outras características da identidade de
alguma instituição conhecida. O motivo é óbvio: fazer o usuário
acreditar que aquela entidade está, de fato, se comunicando com ele.
Não
raramente, estas mensagens costumam ter alguma falha grosseira no
aspecto visual, como figuras faltantes, itens desalinhados ou imagens
de má qualidade - uma instituição séria se preocupa com a sua
imagem, razão pela qual não deixaria erros do tipo ocorrerem.
Há,
no entanto, e-mails fraudulentos que são uma cópia fiel de
comunicados legítimos. Neste caso, é importante observar outros
aspectos da mensagem.
Links estranhos ou anexos suspeitos
É
comum que esquemas de Phishing Scam usem links "confusos"
(que você não seria capaz de guardar de cabeça) ou que, de alguma
forma, se assemelham ao endereço legítimo da entidade mencionada na
mensagem. Por exemplo, se o site da Empresa
X é
www.empresax.com.br,
o e-mail pode ter um link do tipo www.empresax.dirt.com.
É
possível também que a descrição do link aponte para o endereço
legítimo do site da empresa, mas, ao passar o cursor do mouse por
cima deste, o navegador de internet ou cliente de e-mail mostre o
link verdadeiro e, consequentemente, suspeito. Daí a importância de
ficar atento a este detalhe.
Argumentos alarmantes ou que instigam a curiosidade
Para
que um Phishing tenha efeito, é necessário que o usuário realize
alguma ação: clicar em um link, abrir o anexo ou responder a
mensagem, por exemplo. Para que isso ocorra, o responsável pela
fraude costuma utilizar argumentos alarmantes, que estimulam a
curiosidade, que despertam a sensação de urgência ou cause
sensação de oportunidade na pessoa.
Não
é difícil entender o porquê: quando tomado por estes sentimentos,
o indivíduo tende a raciocinar menos e agir conforme a emoção. A
seguir, os argumentos mais comuns: mensagens envolvendo bancos;
cartões de créditos; entidades de governo; notícias e
acontecimentos recentes;promessas de revelações; promessas de
prêmios, recompensas ou heranças; mensagens enviadas por engano ou
mostrando interesses; mensagens envolvendo redes sociais. Estes
são só alguns exemplos. Esquemas de Phishing Scam podem explorar
vários outros argumentos para enganar o internauta, mas perceba que
a ideia é, quase sempre, a de "fisgar" a pessoa a partir
de um sentimento de alerta, curiosidade ou oportunidade.
Como o fraudador sabe que eu sou cliente de determinada empresa?
Se
você recebeu um e-mail fraudulento em nome de um banco ou de uma
companhia aérea, por exemplo, pode estar se perguntando: "como
é que o emissor soube que eu sou cliente desta empresa?" A
verdade é que, na maioria absoluta das vezes, ele não sabe!
O
que o fraudador faz é trabalhar com tentativas de acerto. A mensagem
é disparada para milhares de e-mails de uma só vez porque o emissor
sabe que uma parcela significativa destas contas provavelmente
pertence a pessoas que são, de fato, clientes de determinadas
empresas.
Para
tanto, às mensagens são atribuídas denominações de companhias
que têm uma base de clientes muito grande e que, de preferência,
tenham pouca concorrência. É por isso que nomes de bancos,
companhias aéras, grandes redes varejistas e operadoras de telefonia
costumam ser utilizados indevidamente neste tipo de fraude.
E se o Phishing tem meu nome completo ou meu CPF?
Pode
acontecer de o Phishing Scam ter seu nome completo, número de CPF ou
outra informação pessoal. O objetivo aqui é óbvio: com esses
dados, é mais fácil convencer o usuário.
Felizmente,
este tipo de mensagem é muito raro. O que acontece é que, de alguma
forma, o fraudador teve acesso a um banco de dados com cadastros de
pessoas. Isso é possível, por exemplo, quando um site de comércio
eletrônico é invadido ou quando um funcionário de uma empresa
revende indevidamente estas informações.
Por
isso, mesmo quando a mensagem contiver dados pessoais, não
desconsidere a possibilidade de haver uma tentativa de fraude ali.
E se mensagem foi enviada por uma pessoa conhecida?
Mesmo
que uma mensagem suspeita tenha sido enviada a você por um amigo ou
conhecido, desconfie e, se possível, questione a pessoa sobre a sua
emissão. Não é raro acontecer de malwares conseguirem acessar
e-mail, serviços de mensagens instantâneas ou mesmo redes sociais
para propagar conteúdo malicioso sem o dono da conta perceber.
Dicas
para se proteger
É
praticamente impossível impedir que esquemas fraudulentos cheguem
até você, mas alguns cuidados simples te ajudam a se livrar do
perigo:
::
o primeiro deles é observar as
características da mensagem (visual, erros ortográficos, links
esquisitos, argumentos persuasivos, entre outros), tal como explicado
anteriormente;
::
lembre-se também que avisos de
dívidas, convocações judiciais ou solicitações de cadastramento,
por exemplo, não costumam ser feitas por e-mail ou redes sociais,
mas sim por correspondência enviada à sua residência ou local de
trabalho. Não se deixe levar pelo tom ameaçador ou alarmista da
mensagem;
::
desconfie de ofertas muito generosas. Ninguém lhe dará prêmios de
concursos que você não esteja participando ou oferecerá um produto
com preço muito abaixo do que é praticado pelo mercado. Se for
necessário que você pague alguma taxa ou faça alguma contribuição
em dinheiro, pode ter certeza que se trata de fraude;
::
tenha cuidado com a sua curiosidade e desconfie de notícias
sensacionalistas, teorias de conspiração ou de notícias que não
podem ser confirmadas em veículos especializados;
::
se tiver dúvidas sobre a legitimidade de uma mensagem, entre em
contato com a empresa ou instituição mencionada para ter certeza de
que se trata de uma fraude ou não;
::
utilize antivírus e softwares atualizados, especialmente de
navegadores de internet. Eles podem barrar cliques inadvertidos em
arquivos ou links maliciosos;
::
se tiver certeza de que uma mensagem é Phishing, apague-a
imediatamente. Você também pode marcá-la como SPAM, quando
possível. Isso porque, dependendo do serviço utilizado, se um
número expressivo de usuários marcar determinada mensagem como tal,
ela poderá ser barrada automaticamente nas contas de outras pessoas;
::
passe estas orientações para familiares, amigos, colegas de
trabalho e outras pessoas próximas de você para evitar que elas
sejam vítimas do problema.
Fui vítima de um Phishing Scam. O que fazer?
Se
você executou alguma ação por influência de um Phishing Scam,
deve reagir conforme o que foi feito. Se você entrou em um site
falso de um banco e inseriu seus dados pessoais, por exemplo, deve
entrar em contato imediatamente com a instituição bancária para
bloquear a sua conta e obter nova senha. Já se você tiver passado
dados do seu cartão de crédito, é importante contatar a operadora
para cancelá-lo e verificar lançamentos não reconhecidos.
Se
você clicou em um malware, é recomendável verificar seu computador
ou dispositivo móvel com um antivírus atualizado e de confiança.
Além disso, também pode ser uma boa ideia trocar senhas digitadas
após a contaminação.
Aliás,
o ato de trocar de senhas regularmente - a cada três meses, por
exemplo -, mesmo que nenhum problema tenha acontecimento, é um
hábito que também reforça a segurança.
Em
caso de prejuízo ou qualquer outro transtorno considerável, não
hesite em procurar orientação de autoridades policiais ou
judiciais.
Finalizando
Não
há tecnologia que consiga combater de maneira definitiva todos os
perigos existentes na internet, por isso, a prevenção continua
sendo a arma mais eficiente.
*Vírus:
são
pequenos programas capazes de causar grandes transtornos a
indivíduos, empresas e outras instituições, afinal, podem apagar
dados, capturar informações, alterar ou impedir o funcionamento do
sistema operacional e assim por diante.
**Malwares:
proveniente
do inglês "malicious software" ("software malicioso
mal-intencionado"); é
um software destinado a infiltrar-se em um sistema de computador
alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos,
alterações ou roubo de informações (confidenciais ou não).
COLABORADOR:
AGNALDO CURVELLO GALDINO
Técnico
em Informática, Formando
do Colégio Estadual Buarque de Nazareth, Itaperuna-RJ.
Formado
em CABEAMENTOS E REDES pelo
CETEP-Itaperuna-RJ
Formado
em Montagem e Manutenção em micros pelo
CETEP-Itaperuna-RJ
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