Avião Solar, volta ao mundo sem combustível

Avião Solar Impulse 2 retoma volta ao mundo sem usar combustível

O avião ecológico solar suíço Impuse 2, decola do aeroporto de Kalaeloa, no
 Havaí, no dia 21 de abril de 2016.

O avião ecológico suíço Solar Impulse 2 retomou, nesta quinta-feira, sua volta ao mundo sem usar combustível, ao decolar do arquipélago americano do Havaí, no Pacífico, segundo imagens ao vivo oferecidas pela equipe através de sua página na internet.
A aeronave, pilotada pelo suíço Bertrand Piccard, tem previsto aterrissar no sábado na cidade californiana de Mountain View, próxima a San Francisco, após 59 horas de voo e impulsionada por suas milhares de células fotovoltaicas que lhe permitem estar no ar tanto de dia como de noite.
"Estamos no ar!", comemorou o piloto, de 58 anos, momentos depois de decolar. "A decolagem é o momento mais excitante, e também o momento onde tudo pode acontecer".
A decolagem ocorreu às 06H15 locais (13H15 Brasília), uma hora mais tarde que o previsto, desde o aeroporto de Kalaeloa, não muito distante de Honolulu, a capital.
Um dos meteorologistas da equipe, Luc Truellmans, contou que a decolagem ocorreu com o nascer-do-sol, "quando a velocidade do tempo cai".
A equipe tirou o avião uma primeira vez da pista, mas decidiu voltar a colocá-lo no hangar porque havia muito vento.

Quando as condições melhoraram, os técnicos voltaram a preparar a nave para a decolagem enquanto o dia raiava, enquanto o piloto aproveitava para tomar café da manhã, segundo as imagens de retransmissão.
"A cabine está fechada. Nos vemos em #SF (San Francisco)! Pensarei em vocês enquanto voo para promover um #futurolimpo", escreveu Piccard em sua conta do Twitter antes de partir.
O Solar Impulse 2 bateu o recorde de voo solitário em julho do ano passado, quando o veterano aviador suíço e cofundador do projeto, André Borschberg, de 63 anos, fez história percorrendo em cinco dias e cinco noites - 117 horas e 52 minutos - os 8.900 km que separam a cidade japonesa de Nagoya e o Havaí.
O avião teve que aterrissar contudo neste arquipélago porque as baterias esquentaram.

Desde o final de fevereiro até meados de abril, Borschberg e Betrand Piccard realizaram 13 voos de teste que confirmaram o bom funcionamento do sistema de resfriamento após meses de manutenção.
Na sexta-feira passada, a equipe anunciou estar esperando condições meteorológicas adequadas para retomar a volta ao mundo.
Após alcançar a Califórnia, a etapa seguinte será cruzar o país e chegar a Nova York, onde é preparada a travessia para cruzar o Atlântico.

O avião, que mede 72 metros de extremidade a extremidade de suas asas e pesa 2,3 toneladas, partiu em 9 de março de 2015 de Abu Dhabi, onde terminará este experimento de 35.000 km ao redor do mundo sem consumir combustível.
Matéria na íntegra através do seguinte link:

COLABORADOR: AGNALDO CURVELLO GALDINO
Técnico em Informática: Formando do Colégio Estadual Buarque de Nazareth, Itaperuna-RJ.
Formado em CABEAMENTOS E REDES: Formado pelo CETEP-Itaperuna-RJ
Formado em Montagem e Manutenção em micros: Formado pelo CETEP-Itaperuna-RJ

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