Avião Solar, volta ao mundo sem combustível
Avião Solar Impulse 2 retoma volta ao mundo sem usar combustível
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O avião ecológico solar suíço Impuse 2, decola do aeroporto de Kalaeloa, no Havaí, no dia 21 de abril de 2016. |
O
avião ecológico suíço Solar Impulse 2 retomou, nesta
quinta-feira, sua volta ao mundo sem usar combustível, ao decolar do
arquipélago americano do Havaí, no Pacífico, segundo imagens ao
vivo oferecidas pela equipe através de sua página na internet.
A
aeronave, pilotada pelo suíço Bertrand Piccard, tem previsto
aterrissar no sábado na cidade californiana de Mountain View,
próxima a San Francisco, após 59 horas de voo e impulsionada por
suas milhares de células fotovoltaicas que lhe permitem estar no ar
tanto de dia como de noite.
"Estamos
no ar!", comemorou o piloto, de 58 anos, momentos depois de
decolar. "A decolagem é o momento mais excitante, e também o
momento onde tudo pode acontecer".
A
decolagem ocorreu às 06H15 locais (13H15 Brasília), uma hora mais
tarde que o previsto, desde o aeroporto de Kalaeloa, não muito
distante de Honolulu, a capital.
Um
dos meteorologistas da equipe, Luc Truellmans, contou que a decolagem
ocorreu com o nascer-do-sol, "quando a velocidade do tempo cai".
A
equipe tirou o avião uma primeira vez da pista, mas decidiu voltar a
colocá-lo no hangar porque havia muito vento.
Quando
as condições melhoraram, os técnicos voltaram a preparar a nave
para a decolagem enquanto o dia raiava, enquanto o piloto aproveitava
para tomar café da manhã, segundo as imagens de retransmissão.
"A
cabine está fechada. Nos vemos em #SF (San Francisco)! Pensarei em
vocês enquanto voo para promover um #futurolimpo", escreveu
Piccard em sua conta do Twitter antes de partir.
O
Solar Impulse 2 bateu o recorde de voo solitário em julho do ano
passado, quando o veterano aviador suíço e cofundador do projeto,
André Borschberg, de 63 anos, fez história percorrendo em cinco
dias e cinco noites - 117 horas e 52 minutos - os 8.900 km que
separam a cidade japonesa de Nagoya e o Havaí.
O
avião teve que aterrissar contudo neste arquipélago porque as
baterias esquentaram.
Desde
o final de fevereiro até meados de abril, Borschberg e Betrand
Piccard realizaram 13 voos de teste que confirmaram o bom
funcionamento do sistema de resfriamento após meses de manutenção.
Na
sexta-feira passada, a equipe anunciou estar esperando condições
meteorológicas adequadas para retomar a volta ao mundo.
Após
alcançar a Califórnia, a etapa seguinte será cruzar o país e
chegar a Nova York, onde é preparada a travessia para cruzar o
Atlântico.
O
avião, que mede 72 metros de extremidade a extremidade de suas asas
e pesa 2,3 toneladas, partiu em 9 de março de 2015 de Abu Dhabi,
onde terminará este experimento de 35.000 km ao redor do mundo sem
consumir combustível.
Matéria na íntegra através do seguinte link:
COLABORADOR:
AGNALDO CURVELLO GALDINO
Técnico
em Informática: Formando do Colégio Estadual
Buarque de Nazareth, Itaperuna-RJ.
Formado
em CABEAMENTOS E REDES: Formado pelo CETEP-Itaperuna-RJ
Formado
em Montagem e Manutenção em micros: Formado
pelo CETEP-Itaperuna-RJ
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