CASTELO NEUSCHWANSTEIN
Localização:
Situa-se nos Alpes bávaros, próximo a Munique, na Alemanha.
Construção: Entre 1869 e 1886.
Estrutura:
Formado por cinco pisos, nos quais os 15 aposentos são abertos à visitação.
CASTELO
NEUSCHWANSTEIN
Construído
no século XIX pelo extravagante monarca Ludwig II, este imponente
palácio reúne diferentes estilos arquitetônicos. Sua aura
romântica, digna de contos de fadas, inspirou Walt Disney na criação
dos castelos das personagens Cinderela e Bela Adormecida.
O
Castelo
de Neuschwanstein (em
alemão
Schloss
Neuschwanstein)
é um palácio
alemão
construído
na segunda metade do século
XIX,
perto das cidades
de
Hohenschwangau
e
Füssen,
no sudoeste
da
Baviera,
a escassas dezenas de quilômetros da fronteira com a Áustria.
Foi
construído por Luís
II da Baviera no
século XIX, inspirado na obra de seu amigo e protegido, o grande
compositor Richard
Wagner.
A arquitetura
do
castelo possui um estilo fantástico, o qual serviu de inspiração
ao "Castelo da Cinderela", símbolo dos estúdios
Disney.
Apesar de não ser permitido fotografar o seu interior, é um dos
edifícios mais fotografados da Alemanha
é
um dos mais populares destinos turísticos europeus, além de também
ser considerado o "cartão postal" daquele país. O nome
Neuschwanstein
é
uma referência ao "cavaleiro do Cisne", Lohengrin,
da ópera
com o mesmo nome.
A
concepção do edifício foi esboçada por Luís
II da Baviera numa
carta a Richard
Wagner,
datada de 31
de Maio de
1868;
- "É minha intenção reconstruir a ruína do velho castelo em Hohenschwangau, próximo do Desfiladeiro de Pollat, no verdadeiro espírito dos velhos castelos dos cavaleiros alemães (...) a localização é a mais bela que alguém pode encontrar, sagrada e inacessível, um templo digno para o divino amigo que trouxe a salvação e a verdadeira bênção ao mundo."
A
primeira pedra do edifício foi colocada no dia 5
de Setembro de
1869.
O Neuschwanstein foi desenhado por Christian
Jank,
um desenhador de cenários teatrais, em vez de um arquitecto, o que
mostra muito das intenções de Luís II, e explica grande parte da
natureza fantástica do edifício resultante. A perícia
arquitectónica, vital para um edifício colocado num lugar tão
periclitante, foi providenciada inicialmente pelo arquitecto da Corte
de Munique, Eduard
Riedel,
e mais tarde por Georg
Dollman e
Leo
von Klenze.
O
castelo foi originalmente chamado de "Novo Castelo
Hohenschwangau" até à morte do Rei, quando foi renomeado como
Neuschwanstein, o Castelo do Cavaleiro Cisne, Lohengrin,
da ópera
de
Wagner do mesmo nome. Originalmente, o castelo havia sido
Schwanstein, a sede dos cavaleiros de Schwangau, cujo emblema era o
cisne.
Declaração de insanidade de Luís II
O
Castelo de Neuschwanstein estava próximo da conclusão quando, em
1886,
o Rei foi declarado insano pela Comissão de Estado liderada pelo Dr.
von Gudden, e aprisionado no castelo. O Rei dificilmente se podia
controlar quando perguntou ao Dr. von Gudden, "Como
pode declarar-me insano? Ainda não me examinou!".
Levado para Berg,
foi encontrado, no dia 13
de Junho de
1886,
afogado em águas superficiais do Lago
Starnberger,
juntamente com von Gudden, o psiquiatra que o certificou. As
circunstancias exatas da sua morte permanecem inexplicadas.
Depois de Luís II
O
castelo é propriedade do estado da Baviera, ao contrário do Castelo
de Hohenschwangau que
é pertença de Franz,
Duque da Baviera.
Este
edifício inspirou a construção de um outro castelo da Casa
de Wittelsbach,
o Castelo
de Ringberg.
O Castelo de Neuschwanstein é contemporâneo do português Palácio
da Pena,
em Sintra,
por vezes referido como "o Neuschwanstein português' (cerca de
1840).
A
vizinha Marienbrücke
(Ponte
de Maria) sobre o desfiladeiro Pöllat, assim chamada em homenagem a
Maria
da Prússia,
providencia uma estupenda vista das fachadas do Castelo de
Neuschwanstein.
Está
previsto que o Castelo de Neuschwanstein apareça nas moedas
comemorativas de 2 euros da Série
dos Estados Federados da Alemanha,
em 2012.
LUDWIG II
Filho de Maximiliano II, tornou-se rei aos 18 anos. Mandou construir também os castelos de Linderhof e Herrenchiemsee.
INSPIRAÇÃO BIZANTINA
A sala do Trono lembra uma basílica bizantina. Suas paredes e teto ricamente adornados associam a realeza à graça divina.
O QUARTO REAL
Catorze carpinteiros trabalharam por quase cinco anos para criar este aposento, com aspecto rebuscado e multicolorido.
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