Mentir às Crianças sobre papai noel pode ser prejudicial

Especialistas sugerem que mentir às crianças sobre o Papai Noel pode ser prejudicial

Todo ano os pais de todo o mundo convencem seus filhos de que, se eles se comportarem, um homem maravilhoso com uma roupa vermelha e uma barba branca chegará em seu trenó puxado por renas, entrará pela chaminé, e deixará diversos presentes embaixo da árvore, prontos para serem abertos na manhã de Natal.
Devemos contar às crianças a verdade sobre o Papai Noel?


Papai Noel. É o mágico mito, parte essencial da nossa infância. Mas será que o conto do “bom velhinho” pode ser prejudicial para as crianças? Esta ideia foi discutida recentemente em um trabalho publicado na revista Lancet Psychiatry.
O artigo, chamado “A wonderful lie” (“Uma maravilhosa mentira”, em português), sugere que a confiança que as crianças depositam em seus pais pode ser enfraquecida por causa das histórias inventadas envolvendo o Papai Noel. Além disso, as razões por trás da manutenção da crença podem ser moralmente suspeitas.
Se eles são capazes de mentir a respeito de algo tão especial e mágico, será que podem ser confiáveis para continuarem como guardiões da sabedoria e da verdade?” escreveram os pesquisadores.
Se os adultos mentiram sobre o Papai Noel, mesmo que tenha sido com boas intenções, o que mais é mentira? Se o Papai Noel não é real, as fadas são reais? A magia? Deus?”
O psicólogo e professor Christopher Boyle e a cientista social Dra. Kathy McKay também condenam a ideia de um Polo Norte “assustador”, que avalia se as crianças se comportaram bem ou mal todos os anos.
Todas as crianças descobrirão que foram enganadas consistentemente durante anos, e isso pode fazê-las imaginar que outras mentiras tiveram que ouvir,” disse num comunicado o psicólogo Christopher Boyle, professor da Universidade de Exeter, na Inglaterra.
É interessante pensar se é certo ou não fazer com que as crianças acreditem no Papai Noel, e também é interessante questionar se mentir desta maneira irá afetar os pequenos de formas que não foram consideradas.”
Manter vivo o mito do Papai Noel pode ser prejudicial para nossas crianças?   

Além de querer prolongar a magia do Natal, alguns especialistas argumentam que há outra razão mais egoísta pela qual os pais escolhem esconder a verdade a respeito do Papai Noel.
A Dra. Kathy McKay, da Universidade da Nova Inglaterra, na Austrália, disse que há evidências do mundo do faz de conta nos filmes e na televisão de que, ao prolongar o mito do Papai Noel, os pais estão buscando uma chance de reviverem suas próprias infâncias.
A persistência em continuar fã de histórias como Harry Potter, Star Wars e Doctor Who durante a vida adulta, demonstra o desejo de uma visita breve à infância,” disse ela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formação do Solo

Doze PROFETAS

Olimpíadas na antiguidade