Formação do Solo

Formação dos solos

Os solos agricultáveis e não agricultáveis do planeta Terra passaram por longos processos e mudanças aos quais resultaram no que utilizamos para os mais diversos fins. Seja ele utilizado na indústria de cerâmica, na construção civil, em aterros, na fabricação de artesanatos e na agricultura, o mesmo se transformou no que pisamos e utilizamos através da desfragmentação das camadas rochosas por um conjunto de processos naturais denominados de intemperismo, dessa forma dando origem a suas camadas, denominadas de horizontes.
O processo de intemperismo consiste em processos de desintegração da superfície das rochas o que dão origem aos solos. O intemperismo é um conjunto que atua também nos solos já formados. Este fenômeno natural tem ocorrência através de vários processos simultâneos que podem ser químico, físico e biológico.
O intemperismo químico ocorre quando há diferença de temperatura e pressão. Isso ocorre, pois através da combinação desses fatores, minerais menos estáveis mudam sua configuração para configurações mais estáveis;
O intemperismo físico é caracterizado por ações que fragmentam ou fissuram as rochas transformando os minerais, antes coesos, em formações descontínuas;
Já o intemperismo biológico ocorre através da ação de seres vivos como animais, vegetais e bactérias. Desse modo, animais podem liberar substâncias que atuam intemperizando as rochas, vegetais atuando pressionando rochas com suas raízes e as bactérias com seus compostos químicos.
Dessa forma, ocorrem a formação dos solos e seus horizontes. Os horizontes são formados a partir dos processos já descritos no texto e são de extrema importância, pois podem revelar a origem e a idade do solo.
OS horizontes são divididos em quatro principais e são designados com letras maiúsculas. São eles: O, A, B e C.

Horizonte O: camada que é constituída de restos orgânicos e está em pleno processo de decomposição;
Horizonte A: geralmente escuro e com bom acúmulo de matéria orgânica. Está ligado a fração mineral e é o eu mis sofre com a ação agrícola;
Horizonte B: imperceptível, e de difícil identificação e materiais provindos da rocha mãe;
Horizonte C: pouco atingido pelos processos de formação dos solos (processos pedogênicos), onde se encontram muitas estruturas da rocha mãe.

Dessa forma, os solos se formam e constituem-se em diferentes camadas que são utilizadas das mais diversas formas através das atividades antrópicas.

Colaborador: Vinícius Antonio Silva Mathias
Estudante de Engenharia Agronômica na Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro (UENF).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Doze PROFETAS

Olimpíadas na antiguidade