Jardins Verticais


Jardins Verticais

Não é tão fácil encontrar áreas grandes e com solo descoberto com os constantes avanços imobiliários e o crescente processo de urbanização. Em nossa cidade, assim como em outras, áreas verdes encontram-se cada vez mais oprimidas e o mesma vai sendo substituída pelo cinza do concreto.
Desse modo, cada pequeno espaço disponível em sua residência pode se tornar um lugar aconchegante e local de produção de hortaliças saudáveis, onde se sabe a sua origem, e flores que perfumam e enfeitam quebrando a frieza da alvenaria de nossas residências.
Pensando nisso, os jardins verticais são soluções encontradas por diversas pessoas e empresas nos grandes centros urbanos para trazer um pouco da natureza para ambientes maçantes tornando-os mais relaxantes e agradáveis.


O que é um jardim vertical?
Se você, em sua casa, já possui algum tipo de trepadeira e a conduz de forma que não se perca o controle saiba que essa já pode ser considerada como um jardim vertical. Plantas trepadeiras são assim ditas, pois, possuem crescimento vertical sustentadas por uma base também vertical de onde retiram os nutrientes necessários para o seu ideal desenvolvimento. Mas cuidado com a escolha das trepadeiras, pois elas podem causar danos às estruturas que as sustentam.
Dessa forma mais geral, pode ser considerado como um jardim vertical uma estrutura na qual englobam técnicas e meios modernos de paisagismo; uma disposição que ganha espaço e vem em paralelo à construção civil, onde se utilizam as mais diversas espécies de plantas ornamentais ou para o consumo humano.

Surgimento dos jardins verticais
O início desse movimento arquitetônico que combina vários métodos de cunho agronômico e da construção civil foram os jardins suspensos da cidade de Babilônia, na Mesopotâmia. Estes foram desenvolvidos para “alegrar” a esposa do Rei Nabucodonosor, a Rainha Amyitis. Esta se queixava dos constantes sentimentos de saudade das montanhas de sua terra e para melhorar seus ânimos o rei ordenou a construção dos jardins.

Sua utilização atualmente
Hoje os jardins verticais são utilizados em diversos estratos da sociedade, sendo esses feitos com materiais reutilizáveis, como também, com materiais caros e sofisticados. Esses também podem ser de diversos tamanhos, fixos ou móveis, conterem plantas com finalidades medicinais, hortaliças e ornamentais.
Não há uma regra para a construção deles, uma vez que os mesmos serão construídos de acordo com o perfil do futuro dono, adequando o projeto para a sua condição financeira e para a residência que se irá implantá-lo.
Para melhor exemplificarmos, vão alguns projetos simples, porém de fácil realização e transformam materiais em paredes sólidas em verdadeiras obras de arte vivas.




É de extrema importância que, na hora de construir um projeto como os demonstrados nas fotos, consultar um profissional, que lhe trará melhores soluções assim como uma assistência técnica o que é essencial para o sucesso, porém não deixe de aflorar seu lado artístico não deixando de contribuir com sua opinião e desejo.

COLABORADOR: Vinícius Antonio Silva Mathias

Graduando: Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro (UENF)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formação do Solo

Doze PROFETAS

Olimpíadas na antiguidade