HIDROPONIA

Hidroponia


Diversas formas de tecnologia vêm sendo desenvolvidas nas mais diversas áreas de conhecimento. Medicina, tecnologia da informática, construção civil, aviação e, infelizmente, armamentos bélicos.
Como em todas as áreas, a agricultura não fica de fora. Atualmente é possível semear lavouras imensas de soja, milho, trigo e feijão, por exemplo, necessitando apenas realizarmos as curvas com as máquinas agrícolas; os defensivos podem ser lançados na lavoura através de aviões pulverizadores e a adubação realizada segundo mapeamento das áreas através de imagens de satélite e equipamentos sofisticados que aplicam os corretivos com precisão em cada área demarcada, evitando o desperdício.
Dessa forma, a agricultura caminha sempre criando inovações que diminuam os riscos de perdas e aumentem a produtividade reduzindo os custos de mão de obra como em todos os setores das indústrias tradicionais.
Até agora o texto pode ter parecido a você, leitor, que as informações contidas nele estão distantes do seu quotidiano e que possa não ver isso perto do local onde mora. Mas a tecnologia nem sempre é tão sofisticada ao ponto de utilizarmos satélites para produzir. As tecnologias, por mais simples ou aprimoradas que sejam são desenvolvidas para a resolução de problemas do dia-a-dia.
Pensando nisso, em busca de uma solução para a os problemas enfrentados com os solos como a degradação, poluição, pragas e até mesmo seu alto valor, foi desenvolvido através de ensaios de laboratório um método de cultivo denominado Hidroponia.

A Hidroponia baseia-se no cultivo de plantas sem o uso da terra. Mas como assim? Para explicar melhor devemos fragmentar a palavra hidroponia. Dessa forma temos: hydro = água e ponos = trabalho, ou seja, trabalhar, cultivar na água. Nessa técnica, o solo é substituído por uma solução nutritiva que contém água e nutrientes necessários para o bom desenvolvimento das plantas.
Atualmente esse método é utilizado para a produção de hortaliças, uma vez que o mesmo encurta o período de produção, diminui o manejo necessário, pois não possui solo e não possuindo solo as plantas daninhas tornam-se inexistentes. As plantas produzidas nesse sistema ficam menos expostas a insetos e também atingem maiores produtividades.

E, mais uma vez, você se beneficiando das tecnologias! Provavelmente o leitor já comprou alface com raiz, e essa bem limpinha e sem terra. Pois é, são provindas do cultivo hidropônico. A tecnologia está a nossa volta e em nossas mesas.




Colaborador: Vinícius Antonio Silva Mathias – graduando em Engenharia Agronômica 

Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formação do Solo

Doze PROFETAS

Olimpíadas na antiguidade