Mata Atlântica




Localização: Fragmentos entre o Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul. 

Animal Símbolo: Mico-leão-dourado.

Extinção: Das mais de 200 espécies ameaçadas no país, cerca de 170 vivem lá.





MATA ATLÂNTICA


As densas florestas da Mata Atlântica, recheadas de paisagens paradisíacas, revelam um dos mais belos recantos do mundo. Além de toda a beleza, elas têm enorme importância ecológica, pois abrigam uma das maiores biodiversidades do mundo.

Variados tipos de florestas, relevos e populações dão cara à Mata Atlântica, ao longo de 17 estados brasileiros, Paraguai e Argentina. Recordista mundial em biodiversidade, essa floresta tropical é também uma das mais ameaçadas do planeta, com 8,5%* de sua área original sobrevivendo na região mais desenvolvida e ocupada do país.

São belezas singulares, formações naturais diversas e de importância inigualável devido a seu ecossistema. Essa é a Mata Atlântica, cujo relevo variado, com altitudes desde o nível do mar até picos de quase 3 mil metros de altura, permitiu que milhares de espécies, entre animais e vegetais, se adaptassem ao ambiente. Quase metade delas só existe neste admirável mundo verde. Originalmente, as florestas estendiam-se continuamente por toda a costa brasileira desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Elas avançavam, em alguns pontos, 100 km em direção ao continente. A devastação no entanto, quase arrasou a Mata Atlântica: do 1,1 milhão de km² existente em 1500, restam menos de 100 mil km². Muitas espécies foram extintas e outras estão seriamente ameaçadas. Em razão das agressões ambientais, surgiram as reservas ambientais, onde a fauna e a flora estão protegidas.


Insubstituível

O trabalho de preservação tem feito com que a Mata Atlântica se torne refúgio dos últimos representantes de algumas espécies, como o mico-leão-dourado e o pau-brasil. Em Lagamar, pólo ecológico localizado no litoral sul de São Paulo e no norte do Paraná, botos pode ser vistos com frequência. A Mata Atlântica também fornece água para a população, protege as encostas das serras e ajuda na manutenção do clima. Enfim, uma combinação naturalmente bela.

WWF-Brasil Mata Atlântica

A partir desse cenário, o Programa Mata Atlântica do WWF-Brasil vem trabalhando com a missão de aliar o bem-estar humano à conservação da biodiversidade, qualidade e integridade do solo e dos recursos hídricos.

Para isso, atua com linhas de ação focadas nos poucos remanescentes que se mantém: a linha de planejamento ecorregional, que visa nortear ações para a conservação e uso sustentável dos recursos naturais; a de áreas protegidas, apoiando a criação e implantação de Unidades de Conservação (UC) no Bioma; e a de reabilitação da paisagem, visando um aumento da área de florestas integradas às atividades econômicas.

Duas importantes concepções orientam as iniciativas do programa desde o início: a definição de Ecorregiões – extensas partes de terra ou água que compartilham espécies e condições ambientais comuns – e a Visão de Biodiversidade – uma ferramenta de planejamento que identifica áreas críticas a serem conservadas em escala de 50 a 100 anos.

Os projetos se basearam, assim, na Ecorregião Florestas do Alto Paraná, Ecorregião Florestas Costeiras de Pernambuco e Ecorregião da Serra do Mar. Aos poucos, vem-se promovendo a articulação entre diferentes públicos que interferem na manutenção da Mata Atlântica: proprietários de terra, poder executivo e legislativo, organizações locais entre outros.


Onça Pintada
Está ameaçada de extinção devido à caça e à destruição de seu ambiente, o que acarretou a redução da oferta de alimentos.






Pau Brasil
Era utilizado como corante pelos portugueses no século XVI. A exploração fez com que quase nada restasse dessa árvore-símbolo do Brasil.






Floresta da Tijuca
Região da Mata Atlântica localizada no coração do Rio de Janeiro. É a maior floresta urbana do mundo, com cerca de 32 km².




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formação do Solo

Doze PROFETAS

Olimpíadas na antiguidade