Nova geração de Pendrives, transferência de arquivos Sem USB

Pendrive usa app para transferir arquivos sem USB

Pendrive wireless da SanDisk oferece transferência de arquivos através de aplicativo móvel, sem precisar plugar USB.

O Connect Wireless Stick é um pendrive da SanDisk que une conectividade e armazenamento. O dispositivo funciona sem fio e pode ser utilizado como uma espécie de microSD, diminuindo o espaço ocupado na memória do celular ou tablet com a ajuda de um aplicativo para Android e iOS, que faz backup automático de vídeos e fotos.
No Brasil, o gadget está disponível nas versões de 16, 32 e 64 GB e ajuda na transferência de dados entre dispositivos móveis e computadores. Mas será que vale a pena investir em um pendrive wireless? Confira a análise completa.

Pendrive da SANDISK funciona com wireles e app para celular.

Design

Design bem trabalhado chama atenção no Connect Wireless Stick

O design do pendrive wireless da SanDisk é bem trabalhado. Os modelos de 16, 32, 64 e 128 GB estão disponíveis na cor preta com a tampa dourada. O de 200 GB é inteiro branco. Na lateral do dispositivo, um botão quase imperceptível permite ligar e desligar o aparelho para conectá-lo ao tablet ou smartphone.
Entre as dimensões do Connect Wireless Stick estão 2,08 x 7,82 x 1,21 cm e peso de 21,76 g. A tampa que protege a entrada USB 2.0 é removível, o que pode ser um ponto negativo para quem pretende usar o aparelho direto no computador muitas vezes. Mesmo que a ideia principal seja não precisar retirar a tampa e usar o pendrive com a conectividade Wi-Fi, a peça removível gera uma brecha para os mais desatentos perderem a proteção.

Funcionalidades

A função wireless do pendrive o torna uma espécie de microSD ou HD externo, já que faz backup do celular e salva fotos e vídeos de forma automática. O recurso funciona em conjunto com o aplicativoSanDisk Connect Drive por até 45 metros, segundo a fabricante.
No programa, disponível para Android e iOS, é possível dividir arquivos em pastas para encontrar o que deseja com mais facilidade. Além disso, o app mostra o espaço disponível tanto no aparelho móvel quanto no pendrive. O programa pode funcionar totalmente sem Internet e permite guardar os dados com uma senha Wi-Fi, oferecendo mais segurança, já que tem acesso via rede.
Outra ferramenta interessante do Connect Wireless Stick é a transferência de arquivos em até três aparelhos de uma só vez. Durante os testes, o recurso funcionou bem e permitiu compartilhar músicas de maneira simultânea.

Desempenho

Para testar o aparelho foi utilizado um Samsung Galaxy Gran Neo Duos. Na maioria dos testes realizados, o backup da galeria apresentou diversos travamentos, algumas vezes obrigando a fechar todos os aplicativos abertos no celular para voltar ao uso normal. Além disso, ao travar o programa, as imagens salvas no pendrive carregavam apenas parcialmente, ficando com uma tira colorida no meio.
No entanto, quando sem travamentos, o backup se apresentou de forma positiva, transferindo os arquivos do smartphone para o pendrive de maneira rápida. De acordo com a SanDisk, durante um teste interno, a equipe de produtos da fabricante conseguiu transferir 10 fotos em 20 segundos para um iPhone 6 Plus. Com o aparelho Samsung foi possível enviar 27 fotos em 1 minuto.
Em um minuto, o aplicativo transferiu 27 fotos para o Pendrive

A transferência de músicas, arquivos e fotos também foi positiva e, ao plugar o pendrive em um computador, o dispositivo não apresentou problemas. Mesmo usando um gadget de 16 GB, o espaço foi suficiente para fazer o backup de toda a galeria de um celular, com mais de 1.000 fotos.
Para utilizar o pendrive no modo wireless é necessário carregá-lo em uma porta USB. Durante os testes, o gadget demorou no máximo 2 horas para chegar em 100% de carga, enquanto levou mais de 5 horas para alertar para a bateria baixa.

Custo-benefício

O preço do pendrive da SanDisk é um pouco salgado. O modelo com menos espaço de armazenamento, 16GB, custa R$ 209 e as opções mais avançadas de 128 e 200 GB só estão disponíveis fora do Brasil. Apesar disso, quem tem pouco tempo para fazer o backup da galeria do celular ou não está sempre com um computador por perto ou com Internet para transferir arquivos, o dispositivo pode valer a pena.
Além disso, o aparelho pode ser protegido por senha, o que garante mais segurança ao usuário. O USB 2.0 funciona como um pendrive normal, mas não tão veloz quanto poderia ser com uma tecnologia 3.0.


COLABORADOR: AGNALDO CURVELLO GALDINO
Técnico em Informática: Formando do Colégio Estadual Buarque de Nazareth, Itaperuna-RJ.
Formado em CABEAMENTOS E REDES: Formado pelo CETEP-Itaperuna-RJ
Formado em Montagem e Manutenção em micros: Formado pelo CETEP-Itaperuna-RJ



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formação do Solo

Doze PROFETAS

Olimpíadas na antiguidade