Pelourinho



Localização: O Pelourinho situa-se em Salvador, capital da Bahia.
Construções:Cerca de 3000 casarões dos séculos XVI a XVIII.
Área: 72 mil metros quadrados.






PELOURINHO

As igrejas, os museus e os casarões coloniais do Pelourinho contam em detalhes a história social, cultural e religiosa do povo baiano. Cada aspecto revela a multiplicidade de crenças e seitas, oriundas de negros, índios e portugueses, que construíram o mais importante centro artístico e histórico de Salvador.


O Pelourinho, popularmente chamado de Pelô, é o nome de um bairro de Salvador, a capital do estado da Bahia, no Brasil. Se localiza no Centro Histórico da cidade na área que abrange apenas as ruas que vão do Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho,o qual possui um conjunto arquitetônico colonial barroco português preservado e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
A palavra "pelourinho" se refere a uma coluna de pedra, localizada normalmente ao centro de uma praça, onde criminosos eram expostos e castigados. No Brasil Colônia, porém, era, principalmente, usado para castigar escravos.
O Pelourinho apresenta cerca de 3 mil casarões dos séculos XVI a XVIII e é um verdadeiro acervo a céu aberto da arte e da história colonial do Brasil. Sua construção confunde-se com a evolução da cidade de Salvador, fundada em 1549.Os primeiros sobrados e igrejas foram edificados no local onde hoje é o Pelourinho. As construções, de arquitetura barroco português, foram erguidas com a mão-de-obra escrava negra e indígena. Até hoje, em cada canto do bairro é visível essa mistura: na música, na dança, nas artes plásticas e nas crenças religiosas. Em um dos casarões está a Fundação Casa de Jorge Amado. Fundada em 1987, guarda as obras literárias de Jorge amado, um dos mais renomados escritores brasileiros do século XX.


Concentração de Poder


O termo “pelourinho” era usado na época do Brasil colonial para indicar o local onde os escravos eram castigados pelos senhores de engenho e, em geral, ficava afastado da cidade. No entanto, em Salvador, o Pelourinho foi criado no largo central da cidade, como demonstração de poder dos portugueses, e acabou dando nome ao bairro. Entre o século XVI e início do XX, o Pelourinho foi o grande centro comercial de Salvador e o bairro da aristocracia baiana. A partir da década de 1960, começou a ser abandonado e a marginalidade imperou durante alguns anos. Em 1985, foi tombado pela Unesco e seus casarões passaram por uma grande restauração a partir de 1992.


Rosário dos Pretos
A igreja foi construída pelos escravos no século XVII, no local onde os senhores de engenhos puniam os negros que tentavam fugir.







 No topo da cidade
Situado na região mais alta de Salvador, o Pelourinho ficava protegido de possíveis invasões estrangeiras.







Cultura afro brasileira
A batida dos tambores, a dança e a capoeira são provas da influência que os negros escravos tiveram da cultura baiana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formação do Solo

Doze PROFETAS

Olimpíadas na antiguidade